Volta às aulas!
por zaza

24 jul

Férias e, então, é hora de voltar às aulas.  Hora de tirar a mochila do armário, arrumar o material e… Pensar no lanche das crianças. Nessa hora, nos pegamos pensando na dificuldade que é negociar com os pequenos esse último item, uma vez que crianças em idade escolar já deixam claro as suas vontades e, muitas vezes, torcem o nariz para frutas, verduras e legumes. E fazer com que as crianças troquem guloseimas, como salgadinhos, refrigerantes e balas, por alimentos mais nutritivos não é tarefa fácil para a maioria dos pais.  Alguns resolvem rapidamente essa questão não vendo o que seus filhotes escolhem nas cantinas escolares.

No entanto, a presença de opções saudáveis é fundamental, já que os hábitos alimentares são formados ainda na infância. Quando a criança não se alimenta em quantidade e qualidade adequadas ao seu perfil, a energia e disposição para realizar as atividades diárias bem como a imunidade serão afetadas e o rendimento escolar pode ser prejudicado. Além disso, estudos mostram que doenças da vida adulta, como obesidade, câncer, osteoporose, doenças do coração e diabetes, normalmente resultam de escolhas alimentares erradas na infância.

Se dermos tratos à bola , podemos buscar soluções nutritivas e que seduzam a criançada.  Farei sugestões testadas e aprovadas pelos meus próprios filhotes aqui em casa. Todas ideias fáceis, descomplicadas. O segredo é que tenham uma aparência atraente, sejam práticas de comer e sempre com opções diferentes para evitar a monotonia, o que acabaria enjoando qualquer criança. Vocês verão como é fácil!

> Salgadinhos de pacote sim, pois as crianças adoram um pacotão bem colorido. Mas, desde que sejam orgânicos, assados e sem conservantes, nem corantes artificiais, além de reduzidos em sódio. E isso existe? Incrivelmente, sim. Encontro sempre em lojas de produtos naturais, como Mundo Verde, por exemplo. Os que fazem sucesso aqui em casa são:

  • Snacks Integrais assados e crocantes (Vitao)
  • Pitzo Orgânico Integral (Mãe Terra)
  • Sabuguinho de Milho orgânico  (Mãe Terra)
  • Cookies Integrais (várias marcas disponíveis)

>  Snacks de Algas Marinhas (Sea Gift). É feito apenas de alga, óleo de canola e sal marinho. É de fato uma delícia! É importado da Coreia e pode ser encontrado também em supermercados, como o Pão de Açúcar, além das casas de produtos naturais já descritas acima.

>  Frutas e legumes fáceis de serem comidos e atraentes ao olhar.

  • Um potinho cheio de tomatinhos cereja e nozinhos de mussarela de búfala. As crianças amam.
  • Potinhos com uvas Crinson (vermelha) e/ou Thompson (verde). Ambas são uvas sem caroço. Ficam lindas misturadas.
  • Um potinho ou mesmo uma pequena embalagem que já venha pronta com as mini cenourinhas, ou baby carrots, como as da Mônica, por exemplo.
  • Um potinho com tangerina sem caroço previamente descascada. Quando as crianças são pequenas, é melhor não oferecê-la inteira, para não ser uma barreira a mais entre ela e seu lanchinho saudável.
  • Mix de nozes, amêndoas, castanha do Pará e frutas secas. Eu mesma preparo o mix das crianças ou mando uma que encontrei pronta no mercado, chamada “Já” (da Frutt`Oro).

>  Sanduichinhos feitos com pão integral, com infinitas possibilidades de recheio.

  • Peito de peru e queijo de Minas;
  • Requeijão com tomate e orégano;
  • Requeijão e geleia de frutas sem açúcar;
  • Ricota e cenoura raladinha embebida em suco de laranja por cinco minutos.

>  E para beber:

  • Água de coco: procure as frescas congeladas e não as que ficam na prateleira normal, pois essas têm conservantes, o que dá até para notar no sabor.
  • Sucos de frutas feitos em casa – coloque no congelador na noite anterior e tire antes da criança ir para escola, assim chegará geladinho na hora do lanche.
  • Leite batido com achocolatado e colocado no congelador como no item anterior.  Uma excelente opção aos achocolatados prontos, lotados de açúcares, acidulantes e mais outros nomes que não encontramos na natureza…
  • Água, água e mais água. As crianças se esquecem de beber na escola. Uma garrafinha de água na mochila é fundamental.

Aqui em casa a aprovação é total. Minha filha me diz que as suas amigas sempre querem trocar de lanche com ela – os da cantina, bien surmas ela não troca!

 
Avalie: 12345 (0 Votos)

Compartilhe Comentar

Postado em: Zazá para Filhotes

 

Tags: , ,

Deixe seu comentário